O que é madeira autoclavada?

Com o objetivo de aumentar a vida útil, a madeira é submetida ao tratamento industrial em equipamento denominado autoclave, retardando o apodrecimento e imunizando contra o ataque de insetos xilófagos, como cupim e broca.

Em ciclos alternados de vácuo e pressão, o produto preservativo CCA tipo C é introduzido nas fibras da madeira até a completa saturação.

C - Cromo - fixador (fixa nas fibras da madeira os ingredientes ativos de forma insolúvel)
C - Cobre - fungicida (retarda a ação de fungos apodrecedores)
A - Arsênio - inseticida (imuniza quanto ao ataque de insetos xilófagos)

O produto CCA-C utilizado no processo industrial da VIANNA é a terceira geração deste preservador e é fornecido exclusivamente por Montana Química, estando, produto e processo de tratamento, rigorosamente dentro dos critérios de qualidade e legalidade.
O resultado final é traduzido em produtos ambientalmente adequados com qualidade, durabilidade e segurança.
É a madeira tratada em autoclave, por processo industrial “vácuo -pressão”, onde é submetida a uma solução preservativa que aumenta a sua durabilidade em mais de dez vezes.

Conheça as etapas no tratamento da madeira em Autoclave Vianna:

A VIANNA utiliza exclusivamente o produto CCA-C fornecido pela MONTANA QUÍMICA empresa que fabrica e comercializa CCA no Brasil,  dentro dos mais rígidos padrões de qualidade, investem de forma significativa no desenvolvimento tecnológico do produto e são permanentemente monitoradas pelas autoridades de saúde, segurança e meio ambiente.

O CCA - fornecido pela MONTANA QUÍMICA. É um preservativo de ação fungicida e inseticida classificado quimicamente como Arseniato de Cobre Cromatado.
O CCA por suas características de eficácia e segurança confere a madeira preservada uma ampla versatilidade de aplicações nos mais diversos segmentos de mercado.
Entre os preservativos hidrossolúveis conhecidos, o CCA e sem dúvida o preservativo mais utilizado no  mundo.  Sua fabricação e uso estão regulamentados na quase totalidade dos países que usam a madeira preservada. No Brasil sua fabricação e realizada de acordo com a norma brasileira NBR – 8456 e seus usos estão especificados para as mais diversas aplicações através da própria ABNT.
Estudos e testes rigorosos realizados com o CCA fizeram com que fosse considerado por pesquisadores e autoridades toxicológicas e ambientais de diversos países desenvolvidos, um preservativo eficiente e seguro.
Para um tratamento de madeiras destinadas a um determinado uso, os preservativos especificados, suas concentrações (dosagem), as penetrações, as retenções e as programações de tratamento estão contidos em normas nacionais e internacionais.
No casos em que normas brasileiras não sejam disponíveis, tem sido adotadas as normas da American Wood Preserver’s Association (AWPA).


Eu Quero.. Sobre Usina:    
... conhecer como é feito o tratamento. ... conhecer a empresa. ... ver os projetos. ... saber como chegar na empresa. Institucional Política de Qualidade Responsabilidade Ambiental Projetos e Soluções Produtos Tratamento Contato
  (48) 3438 6262 / 9949 7242
  contato@viannausina.com.br
  Rodovia SC 445, nº 18777 -
Bairro Pedreiras - Balneário Rincão
Santa Catarina - Brasil